Perguntas Gerais

O acesso ao sistema PVANet Moodle deve obedecer algumas regras:

  • O Usuário de acesso é o seu CPF (todos os 11 números, sem os pontos e traço) ou o ID Estrangeiro;
  • A senha de acesso é a mesma que você já utiliza nos sistemas da UFV (Sapiens, Diário eletrônico, Registro de Ponto, etc);

*Você também pode fazer o login utilizando sua conta do Gov.BR.


Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Se você não possui CPF, você deverá usar seu ID Estrangeiro no campo de login. 

Utilize a mesma senha que você já utiliza no Sapiens.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Se você não se lembra da sua senha de acesso aos sistemas administrativos, por gentileza, tente a recuperação de senha seguindo este procedimento.

Visitantes ou pessoas que não possuem vínculo com a UFV devem recuperar a senha através deste endereço.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Sim. Encorajamos os usuários a personalizar seu perfil adicionando uma foto e descrição para aprimorar a interação. Para isso, clique no seu nome no menu superior e vá na opção “Perfil” e em seguida em “Modificar perfil”.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Os dados dos usuários são sincronizados com os sistemas acadêmicos e administrativos da UFV e não são possíveis de serem alterados. Caso seus dados estejam errados no PVANet Moodle, você poderá solicitar a correção enviando um e-mail para dti@ufv.br

Lembre-se de informar seu nome completo e CPF na solicitação, além dos dados que deseja corrigir.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Sim. O PVANet Moodle pode ser acessado através de computadores, celulares e tablets. Também está disponível o aplicativo oficial do Moodle que pode ser encontrado nas lojas oficiais.

Download Android

Download iPhone

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Sim. O PVANet Moodle envia emails com diversas notificações e lembretes. Se você não deseja receber essas mensagens, é possível desativa-las ou escolher o que receber.

  • Clique no seu nome no menu superior;
  • Vá em "Preferencias";
  • Clique em "Preferências de notificação";

Na tela que abrir, você poderá marcar o box "Desabilitar notificações" para parar de receber todos os avisos ou poderá personalizar o que deseja receber.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link


Professores

Você terá apenas um usuário (login) e quando acessar o PVANet Moodle verá todas as disciplinas que você leciona e também as que é aluno. Nas que leciona, você vai ter permissão para postar conteúdos, atividades, avaliar, etc. Nas que é aluno, terá apenas as permissões de estudante, para ver os conteúdos, responder atividades, etc.

O acesso ao PVANet Moodle é feito por CPF e o papel é atribuído em cada disciplina. Dessa forma, você terá apenas um usuário e você poderá ser aluno em uma disciplina e professor em outra e, em cada uma delas, terá o nível de acesso correspondente.

O mesmo acontece com estudantes que são monitores.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

A inclusão de suas disciplinas é feita via Sapiens:

  1. Acesse o Sapiens;
  2. Escolha a opção “Controle de Avaliações”;
  3. Clique na opção “Coordenação de Disciplinas”;
  4. Escolha a “Configuração no PVANet”:
    1. Único ambiente” – a disciplina terá um ambiente único no PVANet Moodle, com as turmas divididas dentro deste ambiente da disciplina. O professor pode postar materiais diferentes para cada turma, ou, de maneira rápida, postar o mesmo material para todas as turmas. No entanto, os professores de cada turma, se for o caso, terão acesso a toda a estrutura da disciplina (todas as turmas).
    2.  “Múltiplos ambientes” – cada turma da disciplina terá um ambiente independente no PVANet Moodle. O material disponibilizado terá que ser postado em cada ambiente (turma) independente se é comum a todas as turmas.
  5. Marcar o box da disciplina;
  6. Salvar.

Obs: Caso a sua disciplina não apareça listada, é porque o seu departamento ainda não enviou a lista de disciplinas do próximo semestre à PRE.

O professor que não é Coordenador, não deve realizar o procedimento acima. O Coordenador que deve inscrevê-lo como Professor para que tenha acesso ao ambiente da disciplina no PVANet Moodle. Veja: Minha disciplina possui mais de um professor. Como proceder?

Após o cadastro basta aguardar os sistemas sincronizarem que a disciplina será criada e os alunos matriculados inseridos automaticamente. Esta sincronização pode demorar até 24h após o cadastro.



Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Após realizar a solicitação basta aguardar os sistemas sincronizarem e em até 24h sua disciplina estará disponível. Se ainda assim não aparecer, solicite a verificação através do email dti@ufv.br informando seu nome completo e o código da disciplina.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Sim, você poderá alterar o formato via Sapiens seguindo os mesmos passos de quando a solicitação foi feita.

Importante: Caso o formato seja alterado e a disciplina já tenha sido sincronizada no PVANet Moodle, o novo formato será criado mas o antigo não será removido, apenas ficará oculto para os estudantes. Faça o backup dos dados de sua disciplina (caso necessário) no formato antigo e solicite a remoção através do email dti@ufv.br.


Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Para o Coluni não é necessário realizar a solicitação. Todas as disciplinas do ano letivo são migradas automaticamente no início do ano.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Não, os estudantes regularmente matriculados na disciplina são sincronizados automaticamente do sistema acadêmico.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Sim. O coordenador da disciplina pode inserir participantes com os seguintes papéis:

  • Professor
  • Monitor
  • Tutor
  • Tutor de acessibilidade
  • Secretaria
  • Visitante

Para inscrever participantes:

  1. Acesse a disciplina;
  2. No menu lateral, clique em "Participantes";
  3. Clique no botão "Inscrever usuários";
  4. Pesquise a pessoa pelo nome ou email;
  5. Selecione o papel a ser atribuído;

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

coordenador da disciplina é o responsável por fazer a configuração do formato via Sapiens seguindo os passos descritos em: Como ter minha disciplina no PVANet Moodle?

Em seguida, assim que a disciplina estiver disponível no PVANet Moodle, o coordenador deverá adicionar os demais professores diretamente no PVANet Moodle.

  1. Acesse a disciplina;
  2. No menu lateral, clique em "Participantes";
  3. Clique no botão "Inscrever usuários";
  4. Pesquise a pessoa pelo nome ou email;
  5. Selecione o papel a ser atribuído;

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link


Estudantes

Os estudantes regularmente matriculados nas disciplinas são sincronizados automaticamente do sistema acadêmico. Você encontrará suas disciplinas no menu lateral no ítem “Painel” e no menu superior em “Minhas disciplinas”. Você também pode usar a busca para encontrar disciplinas, mas só conseguirá acessar as que estiver matriculado.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

As disciplinas são criadas no PVANet Moodle somente após a solicitação do professor. Se estão faltando algumas disciplinas, quer dizer que os docentes destas ainda não as solicitaram. Assim que as salas virtuais forem criadas, você será inserido nelas automaticamente.

Confirme com seus professores destas disciplinas pois pode ser que não irão utilizar o PVANet Moodle neste semestre.

Outra possibilidade é se houve alguma alteração em sua matrícula. Por exemplo, se foi realizado algum trancamento ou cancelamento de alguma disciplina, ela vai desaparecer da sua lista de disciplinas no PVANet Moodle. Verifique as disciplinas que você possui matrícula ativa no Sapiens.

Se você tem certeza de que seu professor está utilizando o PVANet Moodle e mesmo assim a disciplina não aparece para você, envie um e-mail para dti@ufv.br relatando o problema.

Obs: A sincronização entre as disciplinas em que você está matriculado no Sapiens e no PVANet Moodle pode levar até 24h.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Não é possível excluir seu usuário do PVANet Moodle nem de disciplinas. Caso esteja inserido em uma disciplina por engano, comunique ao coordenador da mesma. Você o encontrará no menu “Participantes” da disciplina.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

  • Clique no questionário que deseja responder;
  • Na página seguinte clique em "Tentar responder o questionário agora";
  • Responda às questões;
  • Depois de responder, clique em "Finalizar tentativa";
    • Você pode clicar em "Retornar à tentativa" se deseja modificar alguma de suas respostas
  • Em seguida clique em "Enviar tudo e terminar", se deseja concluir o questionário.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

  • Abra a tarefa que deseja concluir;
  • Clique em "Adicionar tarefa".

Uma tarefa pode pedir o envio de um texto online, o envio de um arquivo ou ambos.

  • Se a sua tarefa for um texto online, escreva sua resposta na caixa de texto e clique em "Salvar mudanças";
  • Caso a tarefa necessite o envio de um arquivo aparecerá uma caixa retangular;
  • Clique na seta azul, em seu interior, depois clique em "escolher arquivo";
  • Escolha o arquivo que deseja enviar de seu computador ou dispositivo móvel;
  • Ao terminar clique em salvar alterações.
Sua tarefa será enviada ao professor.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Neste caso não é mais possível concluir esta atividade. Você pode entrar em contato com o professor para tentar renegociar o prazo da atividade, mas o critério é do professor.

Nunca deixe para enviar uma tarefa ou atividade próximo do final do prazo. Qualquer problema de comunicação, falha na conexão com a internet ou sobrecarga do sistema poderá interferir no envio.


Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link

Quando você realiza alguma matrícula, trancamento ou cancelamento de disciplinas, a alteração é refletiva no PVANet Moodle automaticamente, porém é necessário aguardar os sistemas sincronizarem. Essa sincronização pode levar até 24h para ser concluída.

Além disso, a disciplina só estará disponível no PVANet Moodle caso o professor da mesma tenha feito a solicitação de criação da sala virtual. Veja: Algumas disciplinas em que estou matriculado não aparecem no PVANet Moodle, por que?

Se você tem certeza de que seu professor está utilizando o PVANet Moodle e mesmo assim a disciplina não aparece para você, envie um e-mail para dti@ufv.br relatando o problema.

Mostrar solo esta pregunta  |  Copiar link